Os equipamentos essenciais para fotografia de arquitectura



Se precisa de fotografar um imóvel para vender ou arrendar, convém ter algumas noções sobre fotografia de arquitectura. E, claro, também precisa de ter todos os materiais! Estes são os equipamentos essenciais para fotografia de arquitectura: 


1. Câmara: obviamente, começamos pela câmara. Este é o equipamento mais importante para a fotografia de arquitetura. As câmeras DSLR são as mais indicadas, pois permitem que os fotógrafos ajustem as configurações para controlar a exposição, a profundidade de campo e outras variáveis ​​importantes. Se não tem uma câmara, precisa de um telemóvel que lhe permita ajustar todas essas definições.


2. Lentes/ objectivas: escolher a objectiva certa é igualmente importante para a fotografia de arquitetura. De um modo geral, as objectivas com 15 a 24 mm são ideiais para fotografar imóveis. Contudo, as lentes tilt-shift também são indicadas para evitar a distorção de perspectiva e manter as linhas retas nas fotografias. Se não faz ideia do que isto significa, veja aqui qual é o preço de fotografia de arquitectura em Portugal.


3. Tripé: um tripé é fundamental para a fotografia de arquitetura, pois permite que os fotógrafos capturem imagens nítidas e sem trepidação. Um tripé também permite que os fotógrafos capturem imagens de longa exposição com facilidade, o que pode ser útil para criar imagens impressionantes da arquitetura à noite. Mesmo que esteja a utilizar um telemóvel para fotografar, vale a pena investir num tripé.


4. Filtros: não, não estamos a falar de edição de fotos! Os filtros são úteis para a fotografia de arquitetura, especialmente para controlar a exposição e a saturação de cores. Um filtro polarizador pode ser usado para reduzir o brilho e o reflexo em superfícies de vidro ou água, enquanto um filtro de densidade neutra pode ser usado para controlar a quantidade de luz que entra na câmera.


5. Flash: embora a luz natural (abundante) seja preferível na fotografia de arquitetura, às vezes é necessário usar um flash para iluminar áreas escuras ou para criar efeitos de iluminação criativos. Um flash externo pode ser usado com um difusor para suavizar a luz e criar uma iluminação mais natural.


Em resumo, a fotografia de arquitectura requer equipamentos específicos para capturar a beleza e imponência das casas. Como geralmente se trata de um negócio que move muito dinheiro, não vale a pena poupar. Encontre aqui uma sessão de fotografia de arquitectura perto de si e veja os resultados!

Comentários

Mensagens populares