domingo, 6 de maio de 2018

Vale a pena fazer um book fotográfico?



Cada vez mais jovens que aspiram a “5 minutos de fama” como actores, modelos ou manequins tentam fazer um book fotográfico. Muitos perguntam-se se realmente valerá a pena, especialmente numa altura em que tantos tentam a sua sorte.


O que é um book fotográfico?

Um book fotográfico é um conjunto de fotografias que procura mostrar a versatilidade de um modelo. O objectivo principal é mostrar tantas facetas quanto possível, de forma a convencer um agente e conseguir um contrato. Muitos fotógrafos incluem uma sessão fotográfico com 4 ou 5 roupas diferentes, com várias fotos de cada roupa. A edição do book fotográfico também tem um papel fulcral no resultado final.

Quanto custa um book fotográfico?

O preço de um book fotográfico pode variar entre 25 e 800 euros. Os books mais simples têm menos edição, menos cenários e, claro, menos cuidados por parte do fotógrafo. Quanto mais diferentes as fotos, mais cara será a sessão fotográfica. Mas, atenção, nos books fotográficos mais caros não estamos a pagar apenas as fotos, mas também a reputação do fotográfo. Os fotógrafos com ligações às agências de modelos costumam praticar preços bastante mais avultados, devido à esperança de que passem as fotografias aos seus “contactos”.

Vale a pena fazer um book fotográfico?

Fazer um book fotográfico não é uma garantia de que vá conseguir um contrato como modelo, manequim ou actor. No entanto, uma coisa é certa: sem um bom book fotográfico, ninguém consegue. Afinal, como é que vai conseguir convencer alguém de que é um bom modelo sem mostrar o quão fotogénico é?



Se está seguro/a de que essa é carreira certa para si, faça um book fotográfico profissional, mas não desista se não tiver resultados imediatos! Tente contactar agências de forma espontânea, vá a castings e, sobretudo… não leve a peito a rejeição. Até as maiores estrelas ouviram muitos “nãos” antes de chegarem ao topo.

Sem comentários: