As melhores pinturas em exposição em Portugal





Muitas pessoas pensam que há pouco que ver no nosso país, mas Portugal alberga obras primas de autores nacionais e internacionais. Fique a saber quais são as melhores pinturas em exposição em Portugal e onde as visitar.



Tentações de Santo Antão, Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa)


As Tentações de Santo Antão, da autoria de Jerónimo Bosh, são provavelmente as pinturas mais valiosas em exposição em Portugal. O autor dispensa apresentações e a boa notícia é que os quadros raramente saem do Museu Nacional de Arte Antiga: a última vez foi em 2016, para uma exposição no Museu do Prado, em Madrid.


Painel de São Vicente de Fora, Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa)


Também é no Museu Nacional de Arte Antiga que poderá apreciar todo o detalhe do Painel de São Vicente de Fora. O autor é o pintor português Nuno Gonçalves e o painel foi feito entre 1470 e 1480: mais de 500 anos depois, continua a figurar em todos os livros de história. Uma das obras-primas da pintura portuguesa.

As pinturas de Vasco Fernandes, Museu Grão Vasco (Viseu)


O nome Vasco Fernandes pode não lhe dizer nada: mas isso é apenas porque o mestre ficou conhecido como Grão Vasco. É no museu homónimo, em Viseu, que podemos encontrar a quase totalidade do seu espólio. São maioritariamente pinturas religiosas, das quais se destacam S. Pedro e a Última Ceia, e valem bem a viagem até Viseu.

Pinturas sem título de Amadeo Souza-Cardoso, Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa)


De volta a Lisboa e já com um pé na Arte Moderna, o Museu Calouste Gulbenkian é outro ponto de paragem. As pinturas mais conhecidas de Amadeo Souza-Cardoso, português, pertencem à exposição permanente do Centro Pompidou em Paris. Mas, por cá, ainda conseguimos encontrar algumas jóias na colecção da Gulbenkian.


Arquitectura sobre Tela, Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (Chaves)


Para terminar, Arte Contemporânea. O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso alberga dezenas de telas do célebre pintor, que se tornou famoso pelas suas pinturas geométricas que representam cidades espalhadas por todo mundo. Entre a pintura e a arquitectura, vale a pena destacar que o edifício foi projectado pelo arquitecto Siza Vieira.

Comentários

Mensagens populares